Vaticínios da União
SERÁS PRÓSPERO SE GUARDARES PARA O FUTURO (frase de biscoito da sorte chinês)
Tradicionalmente os biscoitos chineses trazem dentro de si uma papeleta com alguma frase de efeito, comumente lida como um vaticínio. São chamados de biscoitos da sorte. Sempre na segunda pessoa, com frases otimistas, como contou uma vez um cara que era revisor numa fábrica desses biscoitos (você nunca imaginou que a inóqua sabedoria dos biscoitos chineses empregassem revisores, não é mesmo ?). Claro que também existem aqueles que tentam ser originais, nos EUA já existem versões pessimistas das frases, afinal a China é uma ameaça econômica real para a terra do tio Sam. Outros já tentaram, sem sucesso, ser irônicos com frases do tipo "Você acaba de comer uma comida gordurosa" ou "Socorro, estou em cativeiro numa fábrica de biscoitos", mas não foram bem sucedidos.
Já vi algumas pessoas mais gulosas e apressadas, literalmente engolirem e engasgarem com seu destino. Alguns engasgos foram metafóricos, outros reais. Alguns foram divertidos, outros provocaram a imediata execução da manobra Heimlich (e, depois de expelidos, também geraram boas risadas). Claro, além de gulosas e/ou apressadas, também eram absolutamente neófitas na culinária oriental. O mais interessante é que, segundo a lenda, a idéia do biscoito da sorte nem chinesa é, mas de um paisagista japonês que morava em São Francico no começo do século passado. Se a história for real, em 2009 estaremos comemorando o primeiro centenário dos bilhetinhos que viraram objeto de plágio.
Outro dia estava tomando café quando minha companheira cafeínica foi pegar açúcar e reparou que os sachês do açúcar União agora vem com frases no melhor estilo biscoito da sorte. Com a vantagem de que a pessoa não corre o risco de engolir o saquinho. Ao reparar nisso pegamos todos os sachês e lemos: "Sempre abrace os seus amigos", "Beije mais", "Sempre ria de si próprio", "Diga menos não". Claro que o assunto mudou imediatamente para essas sugestões. Pensei, bem que poderia estar escrito : "beije mais e imediatamente", "diga sim ao que ele está pensando". Infelizmente acho que ela pegou o "ria mais de si própria" pois nem um abraço eu ganhei.
Claro que já estou tramando estratégias para o próximo café. Na hora que ela for ao banheiro trocar os saquinhos de forma que todos tenham a mensagem que me convém e inventar história de como as pessoas devem seguir as previsões que lhes são feitas. Ressucitar lendas virtuais sobre o sujeito da Indochina que não obedeceu o conselho e foi devorado por uma manada de lacraias azuis, ou da mulher que obedeceu o vaticínio e ganhou 18 vezes em seguida a loteria de Antigua e Barbuda.
Eu sei, eu sou um cara pragmático que não acredita em nenhuma dessas bobagens. Mas nada como usar as bobagens para alcançar objetivos totalmente pragmáticos, não é mesmo ?
Comentários
Blessed be! ;)
valeu a dica, nem tinha notado ...
bijim
E troca, sim, os saquinhos... quem sabe rola alguma coisa???
Ai..ai, mensagens subliminares masculinas dispostas em saquinhos de açicar?!... vou tomar cuidado agora quando for usá-los!..rs..rs
beijo queridão!..carinho