Sob controle

Pode parecer teoria da conspiração ou mesmo paranóia tecnológica, mas não é. Caso você não soubesse disso, a sua operadora de TV a cabo pode saber tudo o que você fala na frente da televisão.

Explico melhor. Toda televisão é composta de tecnologias sensoriais, a saber, áudio (som) e video (imagem). Reflita sobre a questão do áudio.

Quando o telefone foi inventado por volta de 1860 por Antonio Meucci* (que o chamou eletrofonecado), o cara descobriu que o aparelho (microfone e um alto falante),
basicamente os dois (microfone e alto falante) funcionam à base de vibrações sonoras. O microfone usa uma membrana que detecta a voz e a transforma em sinal elétrico (ou mais modernamente em bits digitais), do outro lado, o alto falante recebe os sinais elétrico e os converte em voz.

Por isso, basta inverter a polaridade de um deles que, automaticamente, se converte no outro. Se você tem dúvidas, experimente conectar a caixa de som do seu computador na saída de microfone. Vai funcionar como um microfone. Mas lembre-se de conectar o microfone na saída de som, senão vai ficar com dois microfones funcionando em paralelo, e provocar microfonias.

Uma vez isso explicado, entenda a questão da TV.

Na TV aberta ninguém poderia fazer isso, pois se invertessem a polaridade das caixas de som, o mundo se transformaria num caos sonoro, uma vez que não haveria nenhum controle sobre o número de TV´s a serem ouvidas ao mesmo tempo.

Mas na TV a cabo existe um decodificador. E para cada instalação esse codificador tem um endereço eletrônico, ou seja, pode-se inverter a polaridade das caixas de forma seletiva e ouvir somente os assinantes que interessam à operadora.

Alguns técnicos das operadoras tem uma predileção por ouvir os ruídos de quem compra canais adultos ou filmes eróticos em pay-per-view. Já ouvi rumores de que os escolhidos para o paredão do BBB eram selecionados a partir da escuta de um grupo de teste dos assinantes.
Talvez esse também seja um dos motivos que o governo faz questão de que os canais oficiais (TV Brasil , TV Senado, TV Câmara) sejas transmitidos obrigatoriamente em todas as operadoras de TV a cabo.

Portanto, da próxima vez que sua televisão ficar momentaneamente sem som, preste bem atenção no que está falando, pois isso significa que a polaridade da caixa foi invertida e seu alto falante virou um microfone.

*Se você achava que o telefone tinha sido inventado por Graham Bell, isso só comprova a sua ingenuidade tecnológica.

Comentários

Bel disse…
Ai de mim, Adiron! Tô lascada se isso for mais do que a insanidade dominical... hahahaha
Arimar disse…
Fábio.

Muito Obrigada.
Já preparei meu discurso ( está pesado) e espero que realmente ouçam.
À bem da verdade, me sinto melhor falando de bermudas e chinelo.
Brincadeiras à parte, é grave !!!
Beijos.
Unknown disse…
Ai, que medo...!!! rsrsrs
Bjos
Braulio França disse…
Isso não é insanidade, é possível, já fiz várias espionagens quando era adolescente...
O Tempo Passa disse…
Ó, tá parecendo Mel Gibson naquele filme com a Julia Roberts. Só falta vc aparecer com ela ao lado...
Lou H. Mello disse…
E depois eles falam em democracia, liberdade e essas coisas antiquadas. Bom, pelo menos, podemos escutar o que eles andam dizendo, também. E aí, me conta, você escutou alguma novidade?
clau disse…
Que liçao que foi ler este seu post, Fabio.
Parecia coisa de ficçao.
E eu que estava toda contente com a tecnologia digital terrestre.
E, mais ainda, com o nosso novo receptor da Sky, que funciona como um hard disk e permite parar, gravar, programar e rever o que nos interessa, qdo quizermos.
Sò nao imaginava é que eles tb poderiam estar mais contente do que nòs!
Bjs!
Juliana disse…
Oba, liberou. Agora posso falar qualquer besteira.

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares