Na transversal

Seria um abuso da minha parte alegar que o poeta John Donne era um sujeito sem imaginação. muito pelo contrário, sua obra é notável por seu estilo sensual e realista, incluindo-se sonetos, poesia amorosa, poemas religiosos, traduções do latim, epigramas, elegias, canções, sátiras e sermões.

Comparado a seus contemporâneos ele só pode ser considerado inferior ao bardo de Stratford.

Porém, e em tudo há sempre um porém, tenho de admitir que o nosso amigo sofresse de uma certa falta de conhecimento a respeito da geometria, especialmente quando se referia à mulher amada.

Numa das suas mais conhecidas elegias (a de número XX) ele pede licença para uma exploração anatômica dizendo:

Licence my roving hands, and let them go
Before, behind, between, above, below.

Os irmãos Campos, conhecidos tradutores de poesia, assim trairam o texto de Donne

Deixe que minha mão errante
Adentre atrás, na frente,
Em cima, em baixo, entre.

E aí eu me pergunto, porque o João se limitou apenas a essas direções ?

Por que deixou de lado a exploração ortogonal, uma vez que num hiperplano de tantas dimensões como o corpo humano existem tantas projeções e intersecções dignas de maior análise e exploração?

Também deixou de pensar nas grandes e pequenas diagonais da topografia feminina. Certamente um desperdício amoroso e sinestésico.

O mais grave, no entanto, me parece ter sido a sua omissão em relação às tranversais da amada. Se as usasse poderia percorrer vários patamares, planos, níveis, traços e devires de uma só vez.

São as transversais que permitem o deslizamento em vários esquemas e modelos, uns sobre os outros, ou seja, a consecução suprema de todas as possibilidades sensuais.

E ainda tem gente que acha que a poesia é mais romântica que a matemática.

Comentários

Juliana disse…
Hummm...só fico imaginando.Vou distribuir o texto aqui em casa.
clau disse…
Fabio, que pecado nao tenha sido vc a escrever a poesia que seria, digamos, mais "XY"... E por consequencia, ter uma traduçao mais movimentada e viril, rss.
Boa semana ai para vcs!
Bjs!

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares