Doces momentos

Conforme prometido no texto anterior, aqui vão as receitas das sobremesas do nosso jantar primata. Todas elas feitas pela prima Virgínia.

Os nomes seguem a mesma lógica dos anteriores

Lasciate ogni speranza ou a Divina Comédia
Pavê em Três Camadas



Bater no liquidificador 4 gemas, 2 latas de leite condensado, 2 latas de leite comum e uma colher de sopa rasa de Maizena. Levar ao fogo até engrossar. Reserve.

Misturar um copo de leite, 6 colheres de sopa de Nescau e uma colher de chá de Maizena. Levar ao fogo até engrossar.

Bater 4 claras em neve e misturar 6 colheres de sopa de açúcar. Acrescentar uma lata de creme de leite sem o soro.

Colocar num pirex grande a mistura das gemas. Acrescentar uma camada de bolachas tipo Maizena e ameixas secas sem caroço picadas. Cobrir com a mistura de chocolate espalhando uniformemente. Por último acrescentar a mistura das claras. Enfeitar com cerejas.

Levar ao freezer ou congelador. Retirar meia hora antes de servir.

Portakal coloidificado
Mousse de Laranja


Bater 2 xícaras de creme de leite fresco até engrossar e obter picos firmes. Juntar uma xícara de suco de laranja. Reservar.

Colocar 1/3 xícara de água numa tigela e polvilhar com um envelope de gelatina sem sabor.Mexer e deixar hidratar por 5 minutos. Levar ao fogo em banho-maria até dissolver.

Juntar 1/3 xícara de açúcar e a gelatina ao creme de leite. Misturar delicadamente e colocar numa forma untada com óleo.Levar à geladeira por pelo menos 4 horas. Delicadamente solte as bordas do doce e desenforme-o para servir.

Faça a calda: numa panela pequena cozinhe em fogo baixo 1 ½ xícara de suco de laranja e 1 ½ colher de sopa de açúcar até reduzir e engrossar. Deixar esfriar um pouco e cobrir a mousse.
Enfeite com lascas de laranja desidratada

Soro sólido e vitis enrugada em pasta desdobrada
Crostata de Ricota e Uva Passa

Prepare a massa: Em uma tigela, junte 300 gr de farinha de trigo, 150 gr de manteiga em temperatura ambiente, uma pitada de sal e 100 ml de água gelada. Misturar com uma colher de pau até incorporar bem os ingredientes. Transfira para uma superfície lisa e amasse até obter uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Prepare o recheio: Deixe 100 gr de uva passa branca de molho em 2 colheres de sopa de licor de laranja. Em uma tigela misture 500 gr de ricota com 120 gr de açúcar, 2 ovos e a casca ralada de um limão. Reserve.

Abra a massa na espessura de 0,5 cm e forre com ela uma forma redonda de 28 cm de diâmetro com fundo removível. Recorte a massa excedente e reserve. Cubra a massa com a uva passa. Por cima, espalhe a ricota. Abra a massa restante e corte-a em tiras. Decore a crostata com elas formando losangos. Leve ao forno moderado (180ºC) . Deixe amornar e desenforme. Espere esfriar completamente, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Comentários

Arimar disse…
Fábio.
Não é por nada não.
Daria para você emprestar a prima Virginia? rs
Imprimi as receitas.
Vou tentar fazê-las.Acho que com isso, irei aos poucos aposentando (com toda honra e respeito)o livro que ganhei de minha avó quando casei. O tradicional Dona Benta.rs rs
Beijos.
Arimar
Pratos principais e sobremesas dignas do El Buli!
Deviam criar um Guia Michelin de festas caseiras.
As suas teriam 5 estrelas com louvor!!!!
Parabéns!!!

Bjs,
Katia
clau disse…
Ahm ham.
Nem vc mm escapa de passar umas receitinhas boas!
Valeu, Fabio!
Bjs!
Juliana disse…
Se você topar a história do empréstimo, eu estou na fila.

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares