quinta-feira, 12 de junho de 2008

12 motivos para comemorar

Eu não poderia deixar passar o dia de hoje sem algum tipo de comemoração. Como todos sabem eu sou um aficcionado por datas comemorativas. Se eu fosse católico estaria me lembrando de Santo Onofre, o confessor, que viveu 60 anos no deserto (quem será que ia até lá se confessar?), e depois virou uma rede de farmácias. Como não sou, relaciono abaixo 12 motivos para festejar o dia 12 de Junho.

1442 - Rei Alfonso V de Aragão toma Nápoles, o que deixaria a pizza com um certo sabor de açafrão

1665 - Nova Amsterdam recebe o nome de New York, após a retirada do holandeses, é abandonada idéia de se construir canais na cidade, só retomada com a implantação das linhas de metrô

1812 - Napoleão invade a Rússia, entra numa fria e inspira uma das músicas mais famosas de Tchaikowsky

1839 - Primeira partida de baseball nos Estados Unidos, até hoje ninguém sabe exatamente como funciona o jogo

1926 - O Brasil abandona a Sociedade das Nações depois de Wahington Luís cair de uma cadeira fabricada em Verdum

1929 - Nascimento de Anne Frank, na Alemanha, 5 anos depois de George Bush, pai. Como diria Cecília Meirelles : "...quem é bom mandam matar"

1933 - Al Capone é condenado, não se sabe exatamente onde estava Eliott Ness nesse dia

1964 - Nelson Mandela é condenado à prisão perpétua, mas ainda vai demorar muito para o ocidente condenar o apartheid

1965 - Rolling Stones lançam o single Satisfaction. Mick Jagger nunca mais parou de mostrar a língua

1981 - Lançamento dos "Caçadores da arca perdida", primeiro filme de Indiana Jones. Comemore assistindo o 4o episódio da série

1990 - O Parlamento da URSS aprova a Lei de Imprensa e outros meios de comunicação, a primeira que garante a liberdade de imprensa e dos direitos dos jornalistas do país. Lá também algumas leis pegam e outras não.

2003 - Morrem Gregory Peck e Itamar Assumpção. O dia, definitivamente, poderia ter sido melhor.

8 comentários:

Vilma disse...

"1839 - Primeira partida de baseball nos Estados Unidos, até hoje ninguém sabe exatamente como funciona o jogo"

kkkkk

Juliana disse...

De quem são os desenhos de pinups? Do Vargas?

Taty disse...

Ah eu adorei essas comemorações! Quantas garrafas de vinho devo tomar, 1 ou 12? Afinal são tantas comemorações internacionais.....

Fábio Adiron disse...

Juliana : esse sim, o de ontem não achei o autor

Taty : depende do que pretende comemorar, se for o Napoleão, um francês, se o Alfonso V um espanhol. Agora, se for comemorar o baseball pode se com cerveja de latinha mesmo.

malmal disse...

É por causa de uma pessoa assim como vc, (gargalhadas)..que se comemora o dia dos namorados, e creia, não falo do Santo e sim do Tirano , (mais gargalhadas), então um pouco de História para vc, junto aos meus mais sinceros votos de um Feliz Dia Dos Namorados, meu e o Juvenal...(. http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5962712488219529332)
Dia dos Namorados
A comemoração do Valetine´s Day tem origem na Roma antiga, período marcado por muitas guerras. Todos os homens da cidade eram obrigados a irem para a guerra, mas os homens mais velhos não queriam ir para não abandonar suas famílias, e os homens mais jovens se recusavam a ir para não abandonar as suas namoradas.
Isso de fato era um grande problema para o império, pois a conquista e defesa das terras era o mais importante para eles. Com isso o imperador na época Claúdio, conhecido como o cruel, teria proibido a realização de casamentos a fim de obrigar os homens a irem de fato para a guerra. Um religioso conhecido como Valentine teria desobedecido a ordem do imperador e realizado casamentos encondido.
Claudio descobriu e ordenou que o padre Valentine fosse aprisionado, onde morreu. A partir de então em homenagem ao padre Valetine que defendeu os apaixonados que é comemorado em países como França, Inglaterra, Alemanha etc, O Valentines Days, ou Dia dos Namorados.
O amor é a sensação mais fantástica que se pode sentir; tudo vale a pena quando a alma não é pequena.

Fábio Adiron disse...

Mal : então não é hoje, foi em 14Fevereiro que é o dia do Valentino, esse comentário está atrasado (ou adiantado, depende da referência)

malmal disse...

hahahhahah, esqueci que sua insanidade te faz esquecer que no Brasil as datas são todas modificadas .

é só referência...meu caro. apenas referência..
mas aceito seu argumento, adianto, atraso, mas comemoro tds os dias...
Juvenal é tudo de bom...

bijoks

Bel disse...

E nem furou a "greve", hein? Não estava prometido um poema, já que vc é um "romântico incorrigível"??? kkkkkkkkkk

(Meu post particular fez o maior sucesso!!!)