Alguma coisa cheira mal
Eu já estive envolvido na estruturação de muitos bancos de dados para marketing. É um processo de aculturação difícil pois envolve todas as pessoas dentro da empresa e o marketeiro precisa ser um ator de múltiplas falas para negociar com as área de tecnologia, de vendas, financeira e especialmente a alta diretoria da empresa, sem o comprometimento da qual nada anda.
Mas as dificuldades que sempre me incomodaram mais sempre foram aquelas criadas pelo próprio pessoal de marketing. Não sei se por encantamento com as possibilidades da ferramenta ele acabam querendo incluir tudo dentro do database. O resultado é sempre o mesmo : boa parte dos campos acabam sem preenchimento ou inconsistentes e, mesmo dentre aqueles que tem alguma qualidade, poucos são utilizáveis para alguma campanha específica.
Uma vez estava olhando a estrutura de dados de uma empresa quando cheguei ao campo "profissão". Na prática eu já descobri que, a menos que você venda produtos profissionais, essa informação não tem relevância nenhuma na decisão de compra. Além disso as pessoas não sabem qual é a sua profissão, confundem com sua formação e especialmente com o título do seu cargo do momento, deixando os dados ainda mais inúteis.
Pedi uma listagem do preenchimento do campo - os tempos ainda não eram de um computador per capita. A pessoa que trabalhava na empresa me pediu dois dias para entregar. Quando recebi era um calhamaço de papel interminável. O campo era de preenchimento livre, portanto apareceu de tudo. Pior, cada vez que alguém digitava de um modo diferente (caixa alta e caixa baixa, por exemplo) a informação era considerada diversa.
No meio deles tinha um minhocultor. Isso mesmo, um criador de minhocas. Nada contra a atividade que, ao que me consta é muito útil e bastante rentável, mas para tentar convencer o pessoal de marketing sobre os meus argumentos eu perguntei : exatamente que campanha vocês pretendem fazer para esse cara ?
Silêncio. Um olhava para o outro sem saber o que responder. Até que um estagiário cheio de boas intenções se arriscou : "a gente pode tentar vender perfume...esse negócio de cavoucar cocô de minhoca o dia todo deve feder !"
Pano rápido.
Comentários
Sinceramente, só respondo se tiver algum interesse muiiiiito justificável , caso contrário, jamé...
bijim, gostei da historinha