Um fim de semana simples

Há muitos anos eu passei por uma cidadezinha à beira da estrada e achei que ela tinha uma cara muito simpática. Estava voltando de Paraty (também simpática) para casa e não deu tempo nem de parar. Mas fiquei com vontade.

Na época cheguei a pesquisar algo a respeito dela, mas não surgiu a oportunidade.

Recentemente ela me voltou à lembrança, pensei em ir para lá numa das minhas curtas escapadas de Julho, mas fiquei com a impressão que as crianças não aproveitariam muito. Acabei deixando para a comemoração do meu aniversário. Seria só um final de semana, se não gostassem nem daria tempo de perceber.

É um lugar muito simples. A primeira impressão da Letícia, olhando a cidade do alto do morro, à beira da estrada, foi péssima : ´"só tem casa velha....e não tem nenhum prédio".

Chegamos à pousada em que ficamos. Também um lugar simples. Muito bonito, mas sem aquele monte de atrativos infantis. O quarto amplo, as camas confortáveis e um delicioso chá da tarde nos esperavam. Mais que isso, um casal de donos extremamente agradáveis e acolhedores. Henrique e Lilia são pessoas da nossa geração que estão na transição da vida louca dos grandes centros (ele engenheiro, ela dentista) para viverem de uma forma em que a qualidade se sobrepõe à quantidade. Recomendo.

A cidade, em plena serra do Mar, tem atrativos naturais (cachoeiras, trilhas, escaladas) e muitos outros históricos, a começar da história de João Paulino e Maria Angu. Poucos restaurantes. Nenhum deles tem chef que dê nomes bonitos para os pratos. Comida caseira com alguns pratos típicos : atolado, pururuca e bastante arroz e feijão. Nomes comuns : tempero da terra, cantinho dos amigos, empório da serra...

Passeamos na Cachoeira Grande, nas ruas de pedra da cidade, no mercado, nas ladeiras e nas escadas. Lemos bastante (todos nós) e brincamos no gramado, na rede e com a cachorra que mora na pousada.

Na hora de voltarmos as crianças quase choraram. Queriam ficar mais. Certamente vamos voltar a São Luiz do Paraitinga

Comentários

Claudia Grabois disse…
Me deu uma vontade de sair deste mundo insano, deste mar de carros e fugir pra uma cidade tranquila...
Anônimo disse…
Simples? isso é show! Estou aqui salivando só de pensar na pururuca.
Idely disse…
Fábio..........
que delícia comemorar ano novo num lugar como São Luis........só fui lá 1 vezinha, há milenios atrás, nem casada era, fiquei morrendo de vontade de voltar e ficar na pousada que vc descreveu.....
eu ainda vou passear......
bjus pra vcs todos.....
Lou H. Mello disse…
Ainda bem que além do guia vocês tinha quatro rodas (rodando) para levá-los a esse lugares belos e inesquecíveis. Propaganda de graça, never! Até aqueles Cristo Salva eu aboli do meu carro.
Anônimo disse…
Esuqeceu de passar a receita do angu

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares