Os bestsellers mais não lidos do mundo

Não poucos livros da história foram tecnicamente definidos como bestsellers, até porque a quantidade necessária para receber esse nome é bastante baixa, cerca de 10 mil exemplares (em mercados editoriais mais pobres como o nosso, 5 mil já é um bestseller).

 No entanto, ninguém nunca criou a categoria de worst-read, aliás o termo (os piores, ou menos lidos) nem existe, acabei de inventá-lo. São aqueles livros que vendem muito, são exaustivamente comentados, mas quando você vai ver não passam de decoração da estante.

 A melhor maneira de detectar um worst-read é quando percebemos que as pessoas fazem citações inexatas, baseadas no que ouviram falar. Ou quando se referem a ele como um grande livro de “XYZ”, quando na verdade é um livro sobre “PQR”.

 A lista abaixo comenta alguns que me chamam a atenção, não é uma lista completa, certamente você vai lembrar de muitos outros que merecem esse título. Vamos a eles:


1.    O nome da rosa: lembro que umas das coisas que me vieram à cabeça quando li o livro, foi me surpreender como nossa população sabia latim (se você leu o livro já entendeu o porquê) e como tinha interesse em grandes debates teológicos como o nominalismo. Para piorar, como muitos viram o filme sem ter lido o livro, comentavam a história como se ela se resumisse a um conto da Agatha Christie. 

2.    Ulysses: injustamente considerado como um dos livros mais difíceis da história, a epopeia de Stephen Dedalus exige um pouco de conhecimento histórico, artístico e filosófico, mas não é algo ilegível. A trama é bastante simples e os diálogos, não poucas vezes, espetaculares. Mas como leva a fama de ilegível, todo mundo tem uma boa desculpa para não ter lido.

3.    O capital: é impressionante a quantidade de bobagens que se colocam na boca de Marx, alegando que ele falou isso nessa obra. Apesar de ser um livro obrigatório para quem estuda economia e sociologia, muitas vezes tenho a impressão que as pessoas só leram um resumo (mal) feito por algum colega de classe.

4.    Ilíada, Odisseia, Eneida e outra epopeias clássicas: é verdade que assim como não teríamos lutas sem que antes doze auroras raiassem, e provavelmente não teremos leituras dessas obras tão cedo. O que fazer, todo mundo tem seu calcanhar de Aquiles.

5.    Em busca do tempo perdido: quem não gosta de uma madeleine? Provavelmente o bolinho doce deve ser o único personagem relevante para quem nunca se atreveu a enfrentar os sete volumes da obra. Nesse ponto sou obrigado a concordar com aqueles que tentaram em vão, o texto de Proust é melífluo e arrastado.

6.    Rápido e devagar: o campeão de slides de powerpoint das redes sociais, provavelmente o maior gerador do viés da pseudocitação. Compete par e passo com o Capital como o livro mais distorcido da história da literatura. Com o agravante de que muitas vezes é usado erroneamente em tomadas de decisão.

7.    A divina comédia. Alguém já ouviu alguém falar do céu de Dante? Ou do seu purgatório? Todas citações são infernais, a ponto do adjetivo dantesco ser sinônimo da morada de Cérbero. Será que ele realmente encontrou Beatriz? Será que Virgílio (autor da Eneida mencionada acima) lhe transmitiu a praga de livro não lido? Ah, apesar do título e contrariando alguns que pensam assim, o livro não é uma comédia.

8.    Shakespeare em geral. Como poderia me esquecer do bardo? Criador da dupla caipira Omelete e McBete, para quem existem tantas coisas entre o céu e a terra que não vale a pena perder tempo lendo a sua vã filosofia. Você pode até me acusar de estar aqui fazendo muito barulho por nada, mas se a conversa acabar bem, tudo bem.

9.    Nietzsche em geral: se Kahneman é o rei dos slides de powerpoint, o velho Frederico tornou-se o rei do copy paste do site de frase “O pensador”. Que Übermensch que nada, o legal mesmo é um deus que saiba dançar. Se visse o que fizeram com ele, ele teria de chamar o super-homem para salvá-lo da loucura.

10.   Bíblia: os bestseller dos bestsellers, especialmente depois que Lutero defendeu que cada um deveria fazer sua própria leitura e interpretação. Toda casa tem uma, geralmente enfeitando algum cômodo da sala e aberta em algum versículo motivacional. No entanto a prática de muitos dos seus defensores não tem nada a ver com o que consta do texto (e nem precisa de muita interpretação para entender a diferença).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares